Se a forma como a fortuna da família se perdeu foi guardada à sete chaves, a maneira como a família fez sua fortuna jamais foi mantida em segredo. Sempre descreveram abertamente a propriedade de vários engenhos de cana-de-açúcar, e a de escravizados que é intrinsicamente parte do cultivo deste latifúndio. Como operadores de engenhos de cana-de-açúcar, o acúmulo de riqueza da linha matriarcal de minha família foi apenas possível no século XIX através de sua participação na máquina colonial movida pela mão-de-obra escrava.
Usando o arquivo da família, um deck de cartas foi criado. Fotos de meus antepassados ilustram os naipes de cartas de jogo. O significado de cada carta dos arcanos menores desvela a perda da fortuna na jogatina, e uma família que se desestrutura repentinamente.
Já os ícones dos arcanos maiores do tarot, representam a ruína moral daqueles que acumularam fortunas ao longo dos séculos através da participação voluntária na máquina de escravização de seres humanos, e da utilização de mão-de-obra escravizada adquirida imoralmente em leilão ‘ao correr do martelo’ .