INERTEM
“LIBERTAS QUAE SERA TAMEN RESPEXIT INERTEM”
~ Virgilio
Scroll down for text in English.
Neste trabalho explorando as minhas origens no estado de Minas Gerais, eu sugiro uma reinterpretação do lema do Estado e um redesenhar da bandeira mineira.
A ênfase de nossa bandeira se concentra na palavra “liberdade” clamada durante a Inconfidência Mineira, mas quando a frase baseada no texto em latim do poeta Romano Virgílio é apresentada em sua forma integral o foco é transferido para a palavra “inércia”.
”RESPEXIT INERTEM” pode ser traduzida como: “APESAR DA MINHA INÉRCIA”. Ao usar este título represento uma cultura e história baseadas na impunidade e irresponsabilidade de instituições governamentais e privadas com o meio-ambiente. Reconhecemos com esta frase que a natureza nos observa inertes perante sua destruição.
Ao redesenhar nossa bandeira com um triângulo negro faço um protesto contra a irresponsabilidade na dispersão de nossos recursos naturais. Torna-se um sinal de alerta. O triângulo significa um sinal de perigo. É um convite para ficarmos atentos perante a possível morte de nossos rios e extinção de nossas montanhas.
O protesto não ocorre apenas com a inversão da cor mas também com a transmutação da forma geométrica que apresento de forma invertida. Nesta posição o triângulo representa não só o universo feminino como referimos à mãe natureza, mas também, o símbolo alquímico do elemento água. Ao unir a geometria ao título “RESPEXIT INERTEM” - dou voz a incapacidade em se preservar rios e montanhas. Ao usar a frase: “APESAR DA MINHA INÉRCIA” damos voz à natureza dizendo - “apesar da sua inércia” ainda estou aqui. Este triângulo simboliza um desejo de mudança e transformação da nossa historia.
Através de uma série de intervenções vou explorar esta forma geométrica. Usarei como inspiração este novo “triângulo mineiro”. Cada vez que um triângulo for desenhado, traçado, cortado ou tricotado eu gradativamente embuo na geometria um novo hino-mantra: “RESPEXIT INERTEM”.
Performatic art: Recreating the symbol of the state flag of Minas Gerais.
Ao refazer, recriar, retraçar o ícone mineiro eu espero que a simplicidade deste gesto geométrico carregue hermeticamente a conscientização de nossa inércia coletiva existente até então - “APESAR DA MINHA INERCIA”. De agora em diante desejamos reverter nosso histórico de impunidades e irresponsabilidades recorrentes em relação à natureza. Neste momento da nossa história não mais ficaremos inertes. A destruição de nosso habitat não mais nos permite nenhuma inércia.
Performatic art: Inserting the geometric symbol of water into urban spaces.
Complete text in English.