O seguinte trabalho pode gerar gatilhos emocionais, pois discute racismo sistêmico, o privilégio branco e escravização. Por favor, considere o seu bem-estar ao acessá-lo.
Página(s) Manchada(s)
Um homen negro aparece em duas fotografias dos arquivos de minha família. Me disseram que seu nome era Capitulino. Depois de pesquisar arquivos oficiais localizei um único documento sobre ele: seu atestado de óbito.
Este documento revela que em 1949, Capitulino foi enterrado por membros de minha família na cidade do Rio de Janeiro com a idade avançada e inimaginável de 115 anos de idade.
Apresento nesta instalação as duas fotografias que existem deste homem em meu arquivo de família. A combinação das fotografias cria uma desconstrução da unidade familiar expondo discursos impronunciáveis que eram contados pelos membros da família: em um momento diziam que tomaram conta de Capitulino até o final de sua vida, e no outro, que ele foi escravizado por eles.
As imagens fragmentadas combinadas com trechos existentes no atestado de óbito representam o mecanismo de compartimentalização utilizado ao longo da história. Fatos são convenientemente ignorados e entrelaçados entre partes desconhecidas da história, estórias idealizadas e partes factuais para a construção de uma lenda sobre a família.
Instalation approximately 11 feet x 4.5 feet: 28 Archival Pigment prints. 13x19 inches each.
O atestado de óbito revela o nome completo deste homem: Capitulino Vieira dos Santos. Ele portanto carregou o sobrenome de minha família. Registros históricos comprovam que escravizados recebiam com frequência o mesmo sobrenome de seus escravizadores.
A cópia digitalizada desta certidão de óbito recebeu uma etiqueta no canto superior pelo cartório de registro civil do Rio de Janeiro. Intitulei este trabalho com as palavras nela inseridas: “Página(s) Manchada(s)”. A cópia do único documento oficial sobre a existência de Capitulino também vem carimbada com os dizeres: “sem valor legal”, mas este documento tem inestimável valor moral ao atestar que a história de minha família carrega páginas manchadas com o nome de escravizadores.
Atestado de óbito. "Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012", , FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VFX-7M79 : Wed Oct 30 00:58:12 UTC 2024), Entry for Capitulino Vieira dos Santos, 12 Jan 1949.
Complete english version of the text